BH-STONE: GARAGEM ROCK FESTIVAL 2ª EDIÇÃO - 2022
EDITAL DE CHAMAMENTO DE ARTISTAS SOLO E/OU BANDAS DE ROCK DE GARAGEM
RESIDENTES FORA DE BELO HORIZONTE-MG

     1. INFORMAÇÕES:
Art. 1° - O BH-STONE: GARAGEM ROCK FESTIVAL 2ª Edição é um Projeto aprovado e incentivado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Edital 2019-2020, com patrocínio da Empresa MGS – Administração e Serviços, tendo como proponente Azula Marina Couto Marinho-Azula Queen e produzido pela NONADA Criações.

Art. 2° - O BH-STONE é uma ideia de valorização e de fomento da música autoral produzida por artistas/músicos do rock independente em suas mais diversas variações.
Art. 3° - O presente Edital destina-se à PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE ARTISTAS SOLO E/OU BANDAS DE ROCK DE GARAGEM de outras regiões do Brasil e interior de Minas Gerais, para poderem subir a um dos nove palcos do maior festival de bandas de rock de garagem já realizado em Belo Horizonte e em Minas.
Art.4° - A participação especial irá abranger a inscrição de bandas e trabalhos musicais do rock não apenas de BH, mas também de outras regiões brasileiras.

     2. APRESENTAÇÃO:
Art. 5° - O Festival BH-STONE 2ª Edição é uma proposta cujo objetivo principal dar visibilidade à música produzida cotidianamente pelas Bandas de Rock de Garagem - grupos ou artistas solo - que fazem música a partir de variações do gênero Rock tais como: pop, heavy, trash, medieval, punk, rockabilly, glam, grunge, soul, underground, blues, mangue bit, surf, skate, entre outras.
Art. 6° - O Festival BH-STONE 2ª Edição realizará 09 (nove) eventos que serão sediados na cidade de Belo Horizonte, com nove palcos distintos durante os finais de semana entre o mês de junho e julho de 2022, todos gratuitos, em datas definidas pelo cronograma. Os eventos serão montados em centros culturais e outros equipamentos públicos culturais de cada uma das 09 (nove) Regionais Administrativas do Município: Centro Sul, Barreiro, Leste, Oeste, Noroeste, Nordeste, Norte, Venda Nova e Pampulha.
Art. 7° - Para o presente edital serão selecionadas pela Equipe Curadora, até 18 bandas de todo país (Minas Gerais e Brasil- exceto Belo Horizonte), na modalidade música autoral como programação especial.


     3. OBJETO DO EDITAL:
Art. 8° - O presente Edital tem como objetivo a chamada pública para inscrições gratuitas de Bandas e/ou Artistas solo que tocam músicas a partir de variações do gênero Rock para concorrerem a um espaço de apresentação especial em um dos 09 (nove) eventos da 2ª Edição do BH-STONE: GARAGEM ROCK FESTIVAL.

     4. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
Art. 9° - Pode se inscrever para participar do BH-STONE 2ª Edição qualquer pessoa residente no Brasil há pelo menos 01 ano a contar da data de inscrição devidamente comprovado.
Art. 10° - Poderão se inscrever Bandas e/ou Artista solo que executem/produzem músicas em todas as variações do gênero Rock, na modalidade autoral.

     5. DAS INSCRIÇÕES:
Art. 11° - A inscrição no BH-STONE é gratuita e feita através do preenchimento do Formulário de Inscrição para Banda ou Artista solo, disponível online no endereço eletrônico: www.rockgaragem.com, com início a partir do dia 22/04/2022, finalizando às 23h59min do dia 29/04/2022.
Art. 12° - No caso específico de inscrições de Bandas, será necessário que um dos integrantes se assuma como ‘pessoa responsável pela inscrição’, mantendo contato ativamente com a produção do BH-STONE 2ª Edição.
Art. 13° - A ‘pessoa responsável pela inscrição’ da Banda ou o próprio Artista solo, deverá comprovar residência no Brasil há pelo menos 01 ano a contar da data de inscrição, por meio da apresentação do comprovante de residência (por exemplo: contas de luz, água, internet, telefone, correspondência bancária, boleto de faculdade ou curso, etc.) a ser anexado junto à inscrição.
Art. 14° - Cada Banda e/ou Artista solo deverá realizar somente uma inscrição no Festival, na modalidade música autoral.
Art. 15° - INFORMAÇÕES GERAIS A SEREM PREENCHIDAS NO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:
I. Nome da Banda/Artista solo;
II. Vertente do Rock da qual a banda/artista solo autodeclara;
III. Ano que a Banda/Artista solo passou a existir artisticamente;
IV. Release sobre a Banda/Artista solo;
V. Motivo de interesse em participar do Festival;
VI. Cidade e estado de referência;
VII. Endereço do local de ensaio, caso seja um estúdio colocar o nome;
VIII. Cópia do documento de identificação e comprovante de endereço (vide art. 11°), do responsável pela inscrição, todos os arquivos em formato PDF;
IX. E-mail e telefone para contato da pessoa responsável pela inscrição;
X. Em caso de Banda, nome completo e dados do documento de identificação de todos os integrantes.
XI. Documento a ser anexado com o Repertório, contendo nome das músicas, a autoria e o tempo de duração de cada uma, tempo total do repertório com duração de 30 minutos e máxima 50 minutos, arquivo em formato PDF;
XIII. Inserir pelo menos 2 links de vídeos de gravação ao vivo, mostrando o desempenho da Banda ou Artista solo;
XIV. Caso haja, inserir links de página no Facebook, Site ou outras mídias sociais;
XV. Fotos da Banda/Artista solo, poderão ser anexadas até 3 (três) em arquivo PDF, PNG ou JPEG;
XV. Caso a Banda/Artista solo tenha logomarca ou identidade visual, esta poderá ser anexada também ao formulário em arquivo PDF, PNG ou JPEG;
Art. 17° - Em casos de participantes com idade menor de 18 anos e que forem selecionados para a Premiação Palco, posterior a inscrição, seja como Banda ou Artista solo, terão que apresentar o Termo de Responsabilidade (este será disponibilizado pela Equipe Organizadora do Festival) assinado pelo representante legal, que, deverá também, acompanhar todo o processo de participação da pessoa menor de 18 anos de idade durante o evento.
Art. 18° - O BH-STONE não se responsabiliza por inscrições incompletas ou preenchimentos incorretos, seja por motivo tecnológico ou de qualquer outra natureza. A incompletude ou preenchimento errado do formulário de inscrição acarretará na eliminação automática;

Art. 19° - Cada Banda ou Artista solo poderá realizar somente uma Inscrição no Festival. Em caso de duplicidade de inscrição será considerada somente a primeira inscrição enviada.

     6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Art. 20° - Serão classificadas/selecionadas até 18 Bandas e/ou Artistas solo, a critério da Comissão Julgadora da Comissão Organizadora do BH-STONE: GARAGEM ROCK FESTIVAL, para compor a programação oficial do Festival.
Art. 21° - As Bandas e/ou Artistas solo classificadas como Suplentes serão convocadas para compor a programação oficial em casos de desistência, ou para comporem a programação complementar em um dos 09 (nove) eventos do Festival, à critério da Comissão Julgadora.
Art. 22° - A seleção das Bandas e/ou Artistas solo, por meio das inscrições enviadas, que participarão do Festival na modalidade música autoral, será realizada pela Comissão Julgadora do BH-STONE.

Art. 23° - A partir dos links contendo vídeos enviados no formulário de inscrição a Comissão
Julgadora analisará cada um, tendo como base os seguintes critérios para a classificação das Bandas e/ou Artistas solo: qualidade audiovisual do material enviado nos links; criatividade musical; capacidade de execução musical; entrosamento; harmonia.
Art. 24° - Serão desclassificadas Bandas e/ou Artistas solo que tragam em suas letras ou apresentação em palco conteúdos de caráter racista, homofóbico, transfóbico, machista, segregativos, sexista, ou de qualquer natureza preconceituosa e ofensiva.

     7. DOS RESULTADOS:
Art. 25° - A listagem com os nomes das Bandas e/ou Artistas solo classificados para compor a programação oficial do Festival será publicada até 20 dias corridos após o encerramento do período de inscrições, por meio do seguinte endereço eletrônico: <www.rockgaragem.com>.
Art. 26° - A equipe organizadora do Festival disponibilizará o Termo de Compromisso para ser assinado pelos integrantes das Bandas e Artistas solo classificados. Além disso, repassará demais orientações sobre cronograma, calendário e programação dos eventos;
Art. 27° - As Bandas e/ou Artistas solo classificadas para compor a programação oficial do Festival, terão como apoio geral a ampla divulgação da sua marca/nome e poderão concorrer à premiação máxima, segundo a modalidade música autoral. Além disso, serão disponibilizados também os registros fotográficos profissionais dos shows a cada uma das 18 Bandas/Artistas solo participantes do Festival. Por fim, o Festival proporcionará uma oportunidade inédita de ter o som e o nome de sua banda amplamente divulgados, apresentação ao público de mais de 2 mil pessoas em palco com estrutura profissional e com cobertura fotográfica completa.

§1- A escolha de qual Regional Administrativa da cidade a Banda e/ou Artista solo irá se apresentar ficará a critério da Comissão Organizadora do BH-STONE: GARAGEM ROCK FESTIVAL 2ª Edição

     8. DOS EVENTOS E DAS PREMIAÇÕES:
Art. 28° - O Festival não possui caráter comercial, e assim, oferece como prêmio principal, conceder ampla divulgação, registros fotográficos e audiovisuais gratuitamente às bandas selecionadas para compor a programação do BH-STONE 2ª Edição.

Art. 29° - O Festival não arcará com o transporte da banda para os locais do evento, podendo conseguir algum tipo de apoio de hospedagem, a ser combinado após a divulgação dos resultados deste Edital.
Art. 30° - O Festival disponibilizará palco montado com estrutura e equipamentos de sonorização para os participantes profissionais, ficando a cargo dos músicos somente os instrumentos pessoais (guitarra, violão, baixo, teclados, etc.), pratos e caixa (no caso da bateria).
Art. 31° - O Festival ocorrerá durante os finais de semana de Junho e Julho de 2022 , nas seguintes datas e regionais municipais:

     9. DISPOSIÇÕES FINAIS:
Art. 32° - O envio da inscrição das Bandas e/ou Artistas solo implicará na aceitação tácita das regras e condições de participação no BH-STONE: GARAGEM ROCK FESTIVAL expressas no presente Edital.
Art. 33° - A Equipe Organizadora do Festival tem o direito de realizar, pelos motivos que julgar necessários ou justo, alterações no calendário do Festival, conservando seu direito de cancelar ou alterar este edital. Fazendo a respectiva divulgação pública de sua decisão.
Art.34° - Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico - email: <bhstonegaragem@gmail.com>.
Art. 35° - O BH-STONE: Garagem Rock Festival é um projeto incentivado pela Lei de Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocinado pela Minas Gerais Serviços e Administração - MGS, aprovada no EDITAL: EDITAL LMIC 2020 – INCENTIVO FISCAL, a realização dos eventos previstos para entre junho e julho de 2022. Sendo observadas as legislações pertinentes – Lei Municipal 11.010/2016, Decreto 16.514/2016, Instrução Normativa Complementar – Edital 2017/18, Portaria SMC No 003/2018 - COMUNICAÇÃO e do Termo de Compromisso n. 0049-2017/18, em todo o processo de realização do Festival.

 


Belo Horizonte, 16 de Abril de 2022.

Azula Marina Couto Marinho
Produção NONADA Criações